quinta-feira, 29 de abril de 2010

Transitoriedade


Tudo na vida é transitório.
Absolutamente tudo, até nós mesmos.
Comecei a pensar nisso ao notar que pessoas que no passado foram importantíssimas na minha vida, hoje passam ao meu lado e eu nem noto.... Se noto, já não tem aquela empolgação, aquela vontade de conversar, ficar junto... E nem precisa tanto tempo assim. Às vezes, poucos meses bastam para os sentimentos mudarem, as coisas esfriarem, as pessoas nos decepcionarem, e até nós a elas.... E com isso, a vida segue, transitória.
E já que tudo muda, pra que ficar sofrendo tanto nos agarrando a sentimentos velhos, desgastados? Não faz sentido. É claro que às vezes é preciso sofrer um pouco (ainda é a melhor e mais eficiente maneira de aprendizado).... Mas não tem porque ficar se auto-torturando, apegando-se a sentimentos e pessoas que nada tem mais a acrescentar. As coisas mudam, as pessoas passam, cumprem o seu papel em nossa vida e seguem o seu caminho, vão cumprir novos papéis na vida de outras pessoas.
Sábio é quem sabe deixar as pessoas irem, a vida seguir seu curso. Certamente chegarão novas pessoas, mais interessantes (pelo menos até as coisas mudarem novamente). E o bom da vida é isso. É sempre possível mudar, se re-inventar, se tornar melhor.... E pra isso é necessário saber deixar as pessoas que não puderam mudar com a gente seguirem seu rumo....
Não é fácil não. Eu demorei tanto para perceber que tem coisas impossíveis de mudar, e bater com a cabeça na parede só machuca (a nós mesmos principalmente).... Mas aceitar a transitoriedade da vida dá uma sensação de liberdade maravilhosa. Uma confiança na vida, no destino, em Deus, no que você quiser chamar, uma confiança maravilhosa, que nos faz ter fé e continuar seguindo, de porto em porto, transitórios junto com a vida.

0 comentários:

Postar um comentário